Trabalho de uma Terapeuta Ocupacional em Clínica com crianças com necessidades especiais

Cada Terapeuta Ocupacional executa as suas funções de uma forma muito única, com muita entrega, garra, significado e determinação. Cada sessão, transforma-se em um mundo especifico para cada pessoa, permitindo que os benefícios sejam cada vez maiores.

Muitas são as pessoas que me abordam sobre o meu trabalho como Terapeuta Ocupacional em Clínica privada com crianças com necessidades especiais, querendo saber como um Terapeuta trabalha com as crianças, procurando saber o porquê de o número de crianças ir aumentando, querendo saber quais os benefícios, como decorrem as sessões, entre muitas outras questões.

Este post serve para esclarecer todos aqueles que diariamente me abordam e ainda para amplificar toda a importância  e benefícios que esta área profissional transporta para as crianças a cada sessão. É um post pessoal, sendo quase como um desabafo que indica a minha forma de trabalho em contexto de clínica, numa comunidade que ainda agora esta a conhecer a Terapia Ocupacional e a crescer com ela.






Os serviços de prestação de cuidados da Terapia Ocupacional são providenciados com o objetivo de promover a saúde e o bem- estar a todas as crianças que têm, ou estão em risco de desenvolver, uma desordem, lesão, deficiência, doença, condição, incapacidade, limitação nas atividades do dia a dia ou restrição na participação das mesmas. 
O objetivo da Terapia junto das crianças com necessidades especiais, é de apoiar, habilitar e capacitar para prevenir ou minimizar os atrasos de desenvolvimento, promovendo um crescimento e desenvolvimento harmonioso e facilitando um funcionamento independente das crianças e das suas famílias no alcance das competências e satisfação nos papéis escolhidos na vida e nas respetivas atividades. 

O trabalho da terapeuta ocupacional junto das crianças que acompanha passa por:

  • Apoiar, habilitar e capacitar para prevenir ou minimizar os atrasos de desenvolvimento, através do envolvimento da criança em ocupações significativas; 
  • Ensino à família/cuidadores de técnicas e estratégias para atender às necessidades especiais das crianças;
  • Modificação do ambiente (adaptar o contexto às necessidades da criança);
  • Promover o crescimento e desenvolvimento, possibilitando a funcionalidade, independência e autonomia das crianças e das suas famílias;
  • Estudo, aconselhamento e ensino da utilização de produtos de apoio (cadeira de rodas, utensílios de alimentação, ortóteses, meios de comunicação aumentativa e alternativa, entre outros).
  • Promover a estimulação e integração sensorial;
  • Treino de atividades de vida diária( alimentação, vestir, higiene pessoal, ...);
  • Promover padrões posturais e de movimento normais;
  • Desenvolver o controlo postural e reações de equilíbrio;
  • Promover a socialização e o brincar;
  • Treino de grafismo, motricidade fina e destreza manual;
  • Melhorar o planeamento motor e a dissociação de movimentos;
  • Desenvolvimento da coordenação global, óculo- manual, oculomotora;
  • Integração do esquema corporal e lateralidade;
  • Desenvolver a comunicação;
  • Estimular a atenção/concentração, memória, raciocínio, calculo;
  • Aumentar a auto- estima e o auto- conceito;
  • Promover as etapas do desenvolvimento psicomotor (rolar, sentar, gatinhar, andar, competências pré-escolares);
  • Estimular hábitos de trabalho;
  • Promover o relaxamento;

A intervenção da T.O. é delineada de acordo com:

  • Competências da criança (em défice e potenciais);
  • Interesses e motivação da criança;
  • Atividades de vida diária;
  • Atividades escolares;
  • Expetativas da família/cuidadores;
  • Brincar;
  • Lazer;
Cada sessão é diferenciada, nenhuma é igual nem no procedimento, nem na durabilidade. Cada sessão, abre portas para um mundo a descobrir e cada criança tem a sua maneira própria de chegar até esse mundo. Todo o trabalho desenvolvido em gabinete é reportado para o dia a dia da criança fora do mesmo.



Muito mais haveria a dizer sobre a intervenção de um Terapeuta Ocupacional junto de crianças com necessidades especiais, muito mais ainda existe para dizer sobre as intervenções realizadas em contexto de clínica, contudo aos poucos cada técnico de saúde tem como responsabilidade esclarecer e clarificar às famílias e toda a sua comunidade o seu trabalho e a importância do mesmo.

Espero ter esclarecido muitas das pessoas que nos últimos tempo tem me questionado sobre o meu trabalho com as crianças em contexto de clínica. É verdade, cada vez mais o número de crianças com necessidades especiais tem vindo a aumentar sendo ainda mais importante as intervenções precoces junto das mesmas.

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