O que é a depressão? quais os seus sintomas?


A Depressão é uma doença que afeta pessoas de todas as idades, por todo o mundo. Provoca angústia e tem impacto nas capacidades de desempenho das pessoas até mesmo tarefas diárias mais simples, com consequências às vezes devastadoras para o relacionamento com a família e amigos, impedindo até que a  pessoa trabalhe. 

Segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde) a depressão é uma perturbação mental frequente, estimando-se que 350 milhões de pessoas sofram desta perturbação. Esta é uma condição de saúde diagnosticável e de sentimentos de tristeza, tensão ou medo, que qualquer pessoa pode experimentar de vez em quando ao longo da vida. 

A Direção Geral de Saúde prenunciou-se sobre esta perturbação e descreve que " As perturbações depressivas são caracterizadas por tristeza, perda de interesse ou prazer, sentimentos de culpa ou de autoestima baixa, perturbações do sono ou de apetite, sensação de cansaço e baixo nível de concentração. A depressão pode ser duradoura ou recorrente, prejudicando substancialmente a capacidade de uma pessoa funcionar no trabalhar ou na escola ou lidar com a vida diária. Na sua forma mais grave, a depressão pode levar ao suicídio."

Existem tratamentos eficazes para esta perturbação, procure uma equipa com vários profissionais de saúde e beneficie de tratamentos e intervenções, como ativação comportamental, terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia interpessoal, medicação antidepressiva entre outros. Todo o acompanhamento clínico é bastante importante mas a iniciativa da própria pessoa em procurar ajuda, já corresponde a uma elevada taxa de sucesso de todo o tratamento.
Perante esta necessidade a OMS criou como resposta um programa, Mental Health Gap Acton Programme (mhGap), que visa ajudar os países a aumentar os serviços prestados às pessoas com perturbações mentais, neurológicas ou de uso de substâncias. A iniciativa defende que, com os cuidados adequados, dezenas de milhões de pessoas, poderiam começar a levar uma vida o mais normal possível.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Links de artigos sobre a Intervenção de Snoezelen

Deixo disponíveis três links de artigos sobre a Intervenção da Terapia de Snoezelen, como forma de apoio a entender-se mais sobre esta práti...