Terapia Ocupacional e as Demências




A abordagem da Terapia Ocupacional na demências assume um papel essencial, que na intervenção directa com a pessoa com demência, quer com os cuidadores. O terapeuta ocupacional é um profissional qualificado para intervir: 
  • ao nível das atividades de vida diária, realizando por exemplo, treino de alimentação ou treino de higiene;
  • na manutenção e promoção da participação em ocupações que vão ao encontro dos desejos e necessidades da pessoa;
  • na promoção da participação em atividades terapêuticas estimulantes em termos cognitivos, motores, emocionais e sensoriais;
  • na graduação das ocupações, por forma a permitir à pessoa um maior sucesso no seu desempenho;
  • no apoio e aconselhamento dos cuidadores. 
Nas fases iniciais da demência, o papel do terapeuta ocupacional está principalmente relacionado com a informação prestada à pessoa e ao cuidador, com a adaptação do ambiente, por forma a garantir a segurança e manutenção das atividades instrumentais de vida diária (como por exemplo, a utilização do telefone, a gestão da correspondências ou a manipulação do rádio ou Tv).
À medida que a doença progride, o papel do terapeuta ocupacional passa a estar cada vez mais relacionado com a garantia do bem-estar e qualidade de vida da pessoa e dos cuidadores. Desta forma, existe uma maior incidência na intervenção a nível sensorial, com repetição de atividades prazerosas que aumentam o sentido de familiaridade da pessoa e no treino de técnicas que facilitem o cuidado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Links de artigos sobre a Intervenção de Snoezelen

Deixo disponíveis três links de artigos sobre a Intervenção da Terapia de Snoezelen, como forma de apoio a entender-se mais sobre esta práti...