Estudo demonstra eficácia de um programa da Reabilitação Cognitiva em crianças com paralisia cerebral

As crianças com paralisia cerebral frequentemente apresentam déficits cognitivos na atenção, perceção visual, funções executivas e memória de trabalho. Um grupo de pesquisadores realizou um estudo em que analisou os efeitos de um programa de Reabilitação Cognitiva em uma amostra de 15 crianças.

As crianças com idade média de 8 anos foram classificadas usando Gross Motor Function Classification System (GMFCS) no nível I (n = 6), Nível II (n = 4), Nível III (n = 2) e o nível V (n = 3). Os déficits cognitivos foram avaliados pela Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV) e do Teste de Desempenho Contínuo (CPT-II), foram entregues questionários aos pais e professores, o Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF) e  Escalas de Avaliação de Conners (CPRS-48 e CTRS-28).

Neste estudo as crianças foram submetidas a um programa de estimulação cognitiva com duração de duas horas semanais durante oito semanas. Os autores encontraram diferenças estatisticamente significativas após a aplicação do programa de estimulação cognitiva na taxa de raciocínio perceptual do WISC-IV. Nenhuma diferença foi obtida antes e depois do tratamento no Conners. Também não houve diferenças nos resultados do GMFCS e do WISC-IV.

Podemos concluir que o desempenho cognitivo das crianças com paralisia cerebral melhorou significativamente após a implementação de um programa de Reabilitação Cognitiva.

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