Dicas passo-a-passo para vestir pessoas hemiplégicas e paraplégicas (pós-AVC)

Depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), os pacientes podem ficar com várias sequelas ligeiras ou graves, como ter dificuldades na alimentação, na higiene, nos vestir/despir entre outras. Simultaneamente, surgem as questões de como orientar as atividades diárias de forma segura para a pessoa e como realizá-las de forma o mais autónoma possível. Segurança é a palavra- chave quando lidamos com uma condição de saúde na qual a mobilidade está comprometida. A sequência de imagens abaixo pode ser utilizada por terapeutas, familiares e cuidadores formais ou informais que estão acompanhando o processo de reabilitação junto da pessoas pós-AVC com hemiplegia (ou hemiparesia), que tem a mobilidade de um lado do corpo comprometida, ou pessoas com paraplegia, que não tem mobilidade nos membros inferiores.

Todas as imagens são do site Therapy Library e correspondem ao passo-a-passo para:

- Vestir uma blusa em pessoas hemiplégicas:

- Despir uma blusa:


- Vestir umas calças em pessoas hemiplégicas:


- Vestir um Soutien:
- Vestir/ calçar umas meias em pessoas paraplégicas: 


- Vestir umas calças em pessoas paraplégicas:


Estas dicas passo-a-passo não devem substituir a orientação de profissionais de saúde, é bastante importante que todos os pacientes sejam avaliados de modo a permitir que todas as atividade sejam realizadas com segurança. Existem bastantes ilustrações na Therapy Library que apoiam os técnicos, familiares e cuidadores, todas elas são apenas sugestões, de como se devem realizar as atividades a cima referidas.  É muito importante referir que o profissional de saúde mais capacitado para trabalhar as atividades quotidianas, como o vestir/despir é o terapeuta ocupacional, contudo os fisioterapeutas são profissionais que também contribuem  muito na condição motora do paciente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Links de artigos sobre a Intervenção de Snoezelen

Deixo disponíveis três links de artigos sobre a Intervenção da Terapia de Snoezelen, como forma de apoio a entender-se mais sobre esta práti...