Sessões de Snoezelen e Workshop "Benefícios da estimulação Multissensorial"

Sei que estou em falta convosco para contar um pouco sobre a experiência vivida em Budens, no dia 21 de Abril (Sábado) com as sessões individualizadas e o workshop, mas o trabalho tem sido tanto que é difícil por vezes conseguir parar para escrever. Contudo aqui estou eu, para resumir um pouco da parceria da Alenterapia com a Amamenta Algarve e descrever a nossa aventura.

Tudo começou no dia 20 de Abril ao final da tarde, quando numa escola em Budens procurávamos uma sala adequada para transformar numa sala de snoezelen. Carregamos móveis, desmontamos o material, montamos material, sim porque as coisa não aparecem por magia e existe muita mão de obras por de trás de uma sala cheia de estímulos. Mas tudo ficou pronto para ao dia seguinte!

Dia 21 de Abril, o nosso dia começou bem cedinho com as sessões individualizadas com bebês e crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 4 anos. Foi uma manhã bastante agitada, com as sessões e as preparações entre cada sessão para adequar a sala o mais possível à idade da criança que dela iria usufruir.

( Ressalva: A nossa sala de snoezelen permite ser montável e desmontável mesmo com o intuito de poder levar esta experiência multissensorial ao maior número de instituições, crianças e adultos possível. Pois todos tem direito a esta experiência independentemente das suas condições, sejam elas físicas, cognitivas, sociais ou emocionais).


Nem dia foi possível vivenciar momentos únicos tanta para as crianças, como para mim enquanto técnica. Cada sorriso, cada abraço, cada aprendizagem e gesto adquirido e vivido com as mães que presenciaram a sessão em sala encheu sem dúvida corações.

No período da tarde realizou-se o workshop "Benefícios da estimulação multissensorial" onde abordamos alguns temas, tais como:  o que é a estimulação multissensorial; Desenvolvimento normal e a estimulação; Estimulação multissensorial em bebês dos 0 aos 3 anos; Dicas para recriar brinquedos multissensoriais; Dicas de recriar um espaço multissensorial de baixo custo; kit sensorial; Benefícios da experiência multissensorial.
Foi um workshop realizado num ambiente mais informal, com mães e avós que decorreu da melhor forma.

E se acham que o nosso dia ficou por aqui, enganam-se!! Depois do workshop foi hora de "arregaçar" as mangas novamente e realizar as sessões de snoezelen para adultos, do qual o feedback foi bastante positivo. Posto isto sim, já mesmo ao final da tarde foi horas da desmontagem!

Como técnica nem sei como agradecer, foi um dia de muita aprendizagem tanto pessoal como profissional. Um dia em pleno!! o meu muito obrigada.

Deixo-vos o feedback de mães que partilharam o dia connosco, nesta primeira aventura por terras algarvias.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Links de artigos sobre a Intervenção de Snoezelen

Deixo disponíveis três links de artigos sobre a Intervenção da Terapia de Snoezelen, como forma de apoio a entender-se mais sobre esta práti...