Snoezelen para adultos- Beneficios e recomendações


"O Conceito da Sala de Snoezelen proporciona conforto e segurança através do uso de estímulos controlados pelo Técnico e orientados para determinado fim. Os vários estímulos sensoriais, podem ser usados de forma individual ou combinada com musicoterapia, sons e luzes, permitindo a redução dos elevados níveis de ansiedade, stress e tensão presentes.

O ambiente que a sala proporciona promove a redescoberta dos seus próprios sentidos, numa estratégia de desenvolvimento do seu autocontrolo, do aumento da sua autonomia e sentimento de segurança e bem-estar. Ajuda a restabelecer o equilíbrio e tranquilidade no seu dia-a-dia, na definição das estratégias e prioridades nas tarefas e desafios diários em casos de recuperação de uma intervenção, controlo da dor, redução da ansiedade e ataques de pânico. Até mesmo no reajustamento da vida diária, após uma mudança radical nas suas rotinas diárias, como por exemplo, após o nascimento de um filho.



Assim, o ambiente Snoezelen é recomendado em casos de:


Ansiedade Geral ou Patológica: Sintomas podem estar associados à fadiga esgotante, Insónia permanente, ocorrência de estados confusos, sensação de Instabilidade ou sensação de desmaio, taquicardia, contrações ou tremores incontroláveis, dificuldades em descontrair e em manter um sono equilibrado.


Coadjuvante no tratamento do Síndrome de Burnout ou Esgotamento Profissional, cuja principal característica é o estado de tensão emocional e stress crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas extremamente desgastastes;


Coadjuvante no tratamento do Síndrome do Pânico: transtorno de ansiedade associado ao medo intenso e súbito de que algo mau e inesperado possa acontecer: pelo menos quatro dos seguintes sintomas ocorrem durante um ataque de pânico: dor no peito ou desconforto, tontura ou desmaio, medo de morrer, medo de perder o controlo ou de uma tragédia iminente, sensação de engasgo, sensação de estar fora da realidade, náuseas ou mal-estar estomacal, dormência ou formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto, palpitações, ritmo cardíaco acelerado ou taquicardia, sensação de falta de ar ou sufocamento, suor, calafrios, ondas de calor ou tremores;


Na redução da Dor Crónica: O ambiente de Snoezelen associado a técnicas de relaxamento, pela via da musicoterapia, controlo da respiração e movimentação, massagem relaxante, ajuda significativamente na obtenção de bem-estar geral e na redução gradual de sensação de dor aguda.


Coadjuvante nos Tratamentos Oncológicos: Pacientes Oncológicos ficam frequentemente sujeitos a vários fatores stressantes, quer física, quer emocional ou socialmente, tornando a luta contra a doença mais difícil e dolorosa. O relaxamento e as técnicas de gestão de stress favorecem a redução dos níveis de ansiedade e consequentemente diminui a probabilidade de ocorrerem estados depressivos.



Depressão Pós-Parto e/ou Dificuldade na Amamentação: A Estimulação Sensorial e o ambiente acolhedor e protetor da Sala Snoezelen promove o relaxamento dos pais e do bebé em particular, melhorando e facilitando o estabelecimento da relação de proximidade entre ambos, mostrando-se extremamente facilitador no processo de amamentação."
Forbrain Snoezelen room

Sem comentários:

Enviar um comentário

Links de artigos sobre a Intervenção de Snoezelen

Deixo disponíveis três links de artigos sobre a Intervenção da Terapia de Snoezelen, como forma de apoio a entender-se mais sobre esta práti...