Intervenção da Terapia Ocupacional nas crianças e adolescentes

Porque é que o meu filho precisa do acompanhamento de um terapeuta ocupacional? Quando devo encaminhar uma criança para avaliação da terapia ocupacional?... Estas são algumas das questões que os pais nos colocam a nós, técnicos, talvez das questões mais importantes que se podem colocar.
O Terapeuta Ocupacional na área da pediatria trabalha com crianças, adolescentes e as suas famílias. Este intervém no sentido de descobrir e maximizar o potencial de cada criança e adolescente para que possa ser o mais autónomo e independente nas suas atividades diárias na escola, em casa ou comunidade, tal como o brincar, escrita, alimentação, autocuidados, entre outros.
O Terapeuta Ocupacional avalia as atividades que a criança não consegue ou tem dificuldades em realizar (ex. escrever, saltar à corda, chutar a bola, autocuidados- vestir/despir, abotoar as camisas, casacos, calças, lavar os dentes, atar os sapatos, entre outros). Posteriormente analisa quais as estruturas e/ou funções que estão a limitar o desempenho da criança e em seguida procede à construção de um plano de intervenção adequado e personalizado.

Alimentação
A intervenção do terapeuta assenta no desenvolvimento das competências motoras, cognitivo, sensoriais em défice através de jogos/atividades terapêuticas e no treino do desempenho das várias atividades em que existem dificuldades de execução. O terapeuta pode incluir mudanças no ambiente ou equipamento que facilitem a realização das atividades (ex. engrossador de lápis, talheres de cabo engrossado, nível de ruído em sala...) e aconselhamento de pais e professores (ex. introduzir pistas/lembretes, utilizar estratégias...).
Quando devo encaminhar o meu filho/criança para realizar uma avaliação da terapia ocupacional? Quando devo dar esse alerta à família?
Existem algumas dificuldades que a criança poderá estar a vivenciar, em casa ou na escola, e que poderão indicar que a mesma beneficiaria do acompanhamento da T.O.
Se o seu filho...
  • Está sempre desatento, não se mantém sentado, procura todos os tipos de objetos
  • Os barulhos das pessoas ou objetos distraem-no de tal forma que não consegue terminar as tarefas
  • Parece desajeitado ou descoordenado nos seus movimentos
  • Tem uma escrita desorganizada, não respeita as margens e o espaçamento das letras
  • Tem uma escrita ilegível
  • Demonstra uma preensão imatura ou tem dificuldades em pegar num lápis
  • Faz muita ou pouca pressão do lápis no papel
  • Tem muita dificuldade em pintar dentro dos contornos
  • Tem dificuldade em ter novas ideias para brincar ou em saber brincar com brinquedos
  • Tem tendência a tropeçar e a bater em coisas, cai com muita frequência
  • Parece ter problemas em focar os olhos em objetos em movimento
  • Parece muito sensível ao som
  • Confunde esquerda/direita ou as noções de cima/baixo
  • Não consegue manter-se sentado direito na cadeira
  • Vira/roda todo o corpo para alcançar um objeto
  • Tem dificuldades em cortar, em cortar por cima das linhas ou colar imagens no sitio correto
  • Tem dificuldades em montar puzzles ou fazer construções em bloco
  • Tem dificuldades em vestir-se, lavar as mãos, utilizar o garfo e faca em simultâneo 
  • Não consegue abotoar botões da camisa, abrir camisolas com fechos e/ou fazer o laço no sapato
  • Tem dificuldade em tarefas como atirar a bola, saltar, correr, trepar
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